Blog da Comunidade Sta Teresinha do Menino Jesus - OCDS -TE-PI


RETIRO ESPIRITUAL - OCDS

   

COMUNIDADE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – TE – PI

 No dia 8 de Outubro de 2011 com a graça de Deus, realizamos o nosso Retiro Espiritual. Tivemos como Pregadora a leiga secular Maria de Jesus F. de Melo que durante muito tempo foi responsável pela nossa formação. O Tema do Retiro foi: "Santa Teresa de Jesus," e foi realizado na localidade Socopo em espaço cedido pela nossa irmã Maria Esperança.  

As atividades foram realizadas em quatro momentos: a Palestra; o momento da reflexão, o momento da partilha e a Celebração da Eucaristia.

Na reflexão fomos conduzidos a refletir sobre: a nossa missão de Carmelita Secular, o que na verdade buscamos, o que esperamos de Deus e o que achamos que Deus espera de nós, como está a nossa vida de oração e como essa espiritualidade reflete no cotidiano da vida, na família, na Paróquia, na comunidade, no trabalho, a compreensão de que, o olhar para dentro tem mais sentido e valor  do que o olhar  para fora, o amor de cada um em relação ao outro, o momento da vida em que Deus nos surpreendeu, e os ensinamentos que tiramos hoje para a vida com o auxílio de Teresa, e finalmente pedir a intercessão de Maria para que a luz do ceu entre em nossos corações e saia de nós para os outros, esa é a nossa vocação

Na partilha colocamos as nossas reflexões, e a partir delas fomos extraindo  importantes conclusões para nossa vida espiritual, nossa vida de oração, no dia - a –dia, na prática da nossa realidade, de nossa verdade, a verdade de cada um, tais como: Que todo encontro com Deus é transformador e nos faz voltar por outro caminho; que o carisma de Teresa é oração e verdade, verdade de Deus e a nossa verdade; a prática da humildade na liberdade de si e na verdade diante de Deus; a importância do exame de consciência, diáriio, não apenas dos pecados, mas da vida, na prática, como está o meu amor pelo outro, o meu desapego, a humildade, e a determinada determinação.

Encerando o Retiro tivemos a celebração da Santa Missa pelo Pe. Carlos Wagner, que na homilia refletiu sobre a importância do Retiro para a  nossa vida de oração e relacionou a Vida de Santa Teresa com as leituras do dia, principalmente com o tema do dia: “Convidai para a festa todos os que encontrardes.”

O encontro foi um momento forte de espiritualidade e aprendizado vivenciado por todos nós, ele nos fortalecerá para, terminada essa etapa, continuarmos rezando a vida no cotidiano da família, da comunidade, da Paróquia, do trabalho.   

 

 

 

 

                        



Escrito por Amparo Moura às 22h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 

Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?